Estética Periodontal – Retração Gengival
A retração gengival é o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode ocorrer em um só dente ou em vários. O que ocasiona essa retração não é fácil de determinar. Existem várias hipóteses: traumatismo por escovação fricção exagerada com escova de cerdas duras, inflamação da gengiva pela presença de placa bacteriana, trauma oclusal (força excessiva sobre o dente), restaurações desadaptadas na região gengival, posição alta dos freios labiais e lingual, movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta, dentes apinhados, pouca espessura do osso que recobre a raiz.
Nessas situações os dentes ficam mais sensíveis. Devido à exposição da raiz, a camada que reveste (cemento), desaparece, expondo a dentina, que é sensível. Uma certa retração gengival, generalizada é percebida com o passar dos anos, e considerada normal. Algumas pessoas são mais suscetíveis que outras. A retração pode avançar em alguns períodos e, em outros, permanecer estacionária.
O tratamento, normalmente, o que se faz, é evitar a evolução desse processo, por intermédio de escovação adequada, limpeza profissional, ajuste oclusal, remoção de hábitos nocivos, remoção de excessos de materiais restauradores e corrigir a má posição do dente com aparelho ortodôntico.
É possível recobrir a raiz, novamente, por intermédio de técnicas cirúrgicas, de resultados previsíveis, em que, em determinadas situações, são feitas, principalmente, visando à estética.
Para o emolduramento estético dos dentes, podemos dispor das cirurgias plásticas periodontais, que contribuem para o aumento das faixas gengivais, recobrimento de raízes, recontorno de rebordos edêntulos, eliminação de freios indesejáveis, preservação óssea após exodontia, aumento de coroa clínica e reconstrução de papilas.
A ansiedade estética por parte dos pacientes que procuram o consultório tem levado à busca de novos materiais e de técnicas restauradoras, assim como a integração entre as especialidades da Odontologia. Atualmente, almeja-se a estética de conjunto, associando-se a avanços da Ortodontia, da Dentística Restauradora, da Prótese e Implantodontia.