Saiba como identificar – Doença Periodontal
Caracterizada por bactérias, a doença periodontal atinge gengiva, osso e ligamento periodontal, fibras que fazem a ligação da raiz dentária com o osso. Sua evolução leva á perda óssea com conseqüente perda de dentes.
Pesquisas mostram uma inter-relação de doenças periodontais com problemas sistêmicos, tais como problemas respiratórios, osteoporose e nascimento de crianças prematuras e com baixo peso. Também é encontrado na literatura que pessoas com a doença periodontal, são duas vezes mais susceptíveis a sofrer de doenças cardíacas do que aquelas com gengivas saudáveis.
Pessoas portadoras de febre reumática, prolapso de válvula mitral ou sopro cardíaco, podem necessitar de antibioticoterapia prévia a procedimentos periodontais. Isto porque durante o tratamento gengival bactérias causadoras de doença periodontais podem alcançar a corrente sanguínea e colocar o paciente em risco para endocardite bacteriana, que é a inflamação no revestimento das válvulas cardíacas.
Para prevenir a doença periodontal, fique atento a sinais e sintomas como:
– Sangramento gengival
– Mau hálito persistente (halitose)
– Gengivas vermelhadas, inchadas e sensíveis
– Gengivas que se afastam dos dentes (retração)
– Pus entre a gengiva e o dente
– Alteração no formato gengival
– Mobilidade dentária
Os sintomas acima são freqüentemente indolores, assintomáticos.
As doenças periodontais são diagnosticadas por Periodontista, cirurgião dentista que é um especialista com avançado treinamento na prevenção e no tratamento destas doenças. Em caso destes sintomas procure imediatamente um profissional para que ele recomende um tratamento adequado.