Articulação Temporomandibular – ATM
ATM é a abreviatura de Articulação Temporo-Mandibular. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e, é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula. O principal indicativo de uma alteração na ATM, de um paciente, é o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor, que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. A ausência de dor não é sinal de normalidade. O estalido, por si só, já traduz problemas nas ATMs.
No caso da disfunção das ATMs, acredita-se que o fator principal seja a maloclusão (relacionamentos inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula), sendo o stresse, os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou perpetrar o seu aparecimento.
O estalido nas ATMs acontece entre as faces articulares dos ossos que compõem as ATMs (osso temporal e côndilo da mandíbula). Existe uma estrutura fribrocartilaginosa chamada disco articular, cujas principais funções são amortecer e moldar as superfícies ósseas incongruentes da articulação, evitando traumas e desgastes prematuros.
Quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica, acontece o estalido, notado nos movimentos mandibulares, tais como: falar, mastigar, cantar, bocejar etc. As dores de cabeça provenientes da disfunção de ATM, em geral, não são propriamente de cabeça e, sim, dores nos músculos responsáveis pela mastigação. Posição postural viciosa, relacionamento dental inadequado (oclusão), apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao estresse, normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face, da cabeça e do pescoço.
Os problemas de ATM podem causar dor de ouvido devido à proximidade entre a ATM e o ouvido, o que, ocasionalmente, confundir o paciente sobre o local de origem da dor. O encaixe dental (oclusão) é responsável pela posição do côndilo (cabeça da mandíbula) dentro da articulação. O ideal é que a oclusão tenha um relacionamento adequado, para manter, côndilo e disco articular, harmônicos e bem posicionados entre si, a fim de que a articulação seja saudável.